Horário de Verão termina neste sábado e programação da PopMix volta ao horário normal
16/02/2017 - 3h13 em Notícias

 

Com o fim do Horário Brasileiro de Verão, a partir da meia-noite deste sábado, 18/02, a Hora Oficial do Brasil (Hora de Brasília-DF) voltará à normalidade para os Estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. E assim sendo, a programação da PopMix RádioWeb, emissora sediada em Goiás e que, portanto, segue o horário de Brasília-DF, voltará ao horário normal, ou seja, será atrasada em uma hora a partir da meia-noite deste sábado. Fique atento.

Desde à meia-noite deste domingo, 16/10, está em vigor em sua 41ª temporada, o Horário Brasileiro de Verão. O governo federal estima que conseguirá uma economia da ordem de R$ 147,5 milhões. O valor representa o custo evitado em usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência do horário de verão.

Esta edição do Horário de Verão foi aplicada em metade do Brasil, apenas para os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do Distrito Federal. Novamente os Estados das regiões Norte e Nordeste não aderiram à mudança.

Entre as justificativas e os objetivos para a continuação da aplicabilidade do Horário Brasileiro de Verão está a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18 às 21 horas. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, não coincidindo com o horário de consumo dos setores comercial e industrial.

REDUÇÃO - O governo federal garante que, nos últimos dez anos, o horário de verão  tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%. Isso equivale, em todo o horário de verão,  ao consumo mensal aproximado de energia em Brasília, a capital do País com seus 2,8 milhões de habitantes.

Ainda de acordo com o governo brasileiro, o horário de verão possibilita a ampliação do período de maior consumo, reduzindo o volume de carga de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição num mesmo momento, o que reduz os riscos de apagões.

Pesquisadores continuam afirmando que o horário de verão pode afetar o tempo de prática de atividades físicas, no número de acidentes de carro e até no período em que funcionários passam navegando na internet de forma improdutiva durante o expediente.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no planeta durante a Primeira Guerra Mundial. Aqui no Brasil, o horário de verão tem sido aplicado desde 1931/1932, com algumas interrupções.

A programação da PopMix RádioWeb que você também ouve em tempo real no Portal Rede Pop, continuará seguindo a Hora Oficial do Brasil, ou seja, o Horário Oficial de Brasília (DF).

Por Terry Marcos Dourado

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE